As Lentes de Contato Gelatinosas absorvem a água, são lentes flexíveis e plásticas que se aderem à superfície da córnea. Esta categoria inclui as lentes descartáveis e as de uso diário.
As Lentes de Contato Rígidas são lentes rígidas, que não absorvem a água. Esta categoria inclui as lentes Rígidas Gás-Permeáveis (RGP). As lentes RGP são plásticas, semi-rígidas, que permitem a penetração do oxigênio e do dióxido de carbono.
Todos os tipos de lentes de contato possuem pontos onde sujeira, bactérias, produtos químicos e secreções oculares podem acumular-se. Estes depósitos começam a se formar no momento em que você coloca suas lentes e, apesar de você não conseguir enxergá-los, eles podem causar infecções oculares ou danos permanentes. Portanto, é importante para seu conforto e acuidade visual em longo prazo que você aprenda a cuidar de suas lentes de contato corretamente.
O bom uso de suas lentes de contato depende de procedimentos regulares de limpeza, desinfecção, neutralização, remoção de proteínas e enxágüe. Apesar de parecer complicado, a correta orientação e o treino farão com que os cuidados com suas lentes de contato sejam rápidos e fáceis.
A adaptação de lentes de contato é um ato médico. Em hipótese alguma faça adaptação ou uso de lentes de contato que não foram prescritas por médicos. Ao menor sinal de desconforto, secreção ou olhos vermelhos procure o seu médico oftalmologista.
Somente ele poderá identificar a causa do problema e tratá-lo corretamente.