Laser
Alguns casos podem necessitar o tratamento à laser, por trabeculoplastia ou por iridotomia. A trabeculoplastia à laser reduz a pressão do olho através do aumento da drenagem do humor aquoso. A iridotomia cria um pequeno orifício na íris e possibilita a livre circulação do humor aquoso, agindo na profilaxia do glaucoma agudo ou mesmo tratando o glaucoma de ângulo fechado.
Trabeculectomia
Nesta cirurgia o especialista em glaucoma reduz a pressão intra-ocular criando uma passagem do humor aquoso de dentro do olho para o espaço subconjuntival, de onde segue para a circulação geral. Geralmente, a cirurgia é feita com anestesia local e no fim do processo, o paciente retorna ao seu quarto com um curativo sobre o olho operado.
Goniotomia
É uma cirurgia realizada em casos de glaucoma congênito, onde o especialista em glaucoma cria aberturas na malha trabecular para permitir a drenagem do humor aquoso.
Implantes para glaucoma
Stents e implantes para glaucomas são pequenos dispositivos que são inseridos cirurgicamente dentro do olho durante uma trabeculectomia para aumentar a drenagem do humor aquoso e reduzir a pressão intraocular elevada.
Apesar dos riscos, stents e implantes para glaucoma são seguros e eficazes e podem diminuir ou eliminar a necessidade de medicamentos diários para o glaucoma.